domingo, 16 de novembro de 2008

Bordado de Castelo Branco

Hoje venho-lhes mostrar um dos bordados tradicionais em Portugal, o bordado de Castelo Branco. Este bordado é feito em pano de linho e bordado com fio de seda natural e apresenta-se em lindíssimas colchas, quadros e naperons. É necessário para a sua execução um bastidor.
Este bordado tornou-se conhecido em meados do século XVI, inspirado nos bordados de Toledo e Guadalupe, em Espanha foi durante muito tempo elemento essencial do enxoval de qualquer noiva.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a Árvore da Vida (Bíblia), os desposados representam pássaros juntos, os cravos e as rosas que representam o homem e a mulher, os lírios, a Virtude, os corações o Amor, as gavinhas a Amizade, etc.

4 comentários:

Maura morenna disse...

Oi Amiga, fiquei muito feliz com seu comentário, para mim é um grande privilégio ter amigas virtuais como você. Isso me anima a continuar pesquisando e postando no meu blog. Eu também bordo em ponto de cruz, e já o faço há 11 anos, é muito relaxante. Já o crochê, o faço há apenas 8 ou 10 meses. Ainda sou uma aprendiz da arte. Boa semana para você.

smootha disse...

São bem lindos, esses bordados.

Júnia Izabel disse...

Que trabalho lindo, Jú!
Gostaria mm de vê-lo em detalhes.
Não sou boa bordadeira, e admiro demais os bordados.
Que bom que nos encontramos. Por certo teremos uma bela amizade.
Parabéns!
Beijins e ficunDeus
Ju

Isabel disse...

Olá Jú
Obrigada por sua visita e palavras carinhosas.
Seus trabalhos são lindos. Vou adicioná-la à minha lista de blogs para ir acompanhando as novidades.
O Sultão é maravilhoso....adoro cães....tenho uma "farrusca" (caniche preta)
Um bom fim de semana
Bjs