terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Um pouco da nossa História!

Aproxima-se mais um dia de S. Valentim, também conhecido como o dia dos Namorados e que se irá comemorar no dia 14 de Fevereiro. Em homenagem a este dia venho postar estes belos bordados nos Lenços dos Namorados, que eu espero sejam do agrado de todas!
Os Lenços dos Namorados tiveram a sua origem no século XVII-XVIII e estão ligados aos lenços senhoriais, mais tarde foram adpatados pelas mulheres do povo, adquirindo um aspecto mais popular. O Lenço dos Namorados é fabricado a partir de pano de linho e borbado com motivos variados. É uma peça peça de artesanato típico do Minho e usado por raparigas em idade de casar.
Era costume a rapariga apaixonada borbar o seu Lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se ausentasse; eram bordados versos, desenhos, alguns padronizados, com simbologias próprias. Era usado como ritual de conquista. Se o namorado usasse o Lenço em público mostrava que tinha dado início à relação amorosa, mas se não o usasse publicamente mostrava desinteresse na relação. Actualmente, existe uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste artesanato regional.

Fonte:www.wikipedia.pt


















1 comentário:

cláudia disse...

Olá Jú!
Obrigada pelo seu carinhoso comentário!
Obrigada também pela carinhosa lição de história sobre os lenços dos namorados!
Cláudia (http://gatapreta-artesanato.blogs.sapo.pt)